Qual a diferença entre bilhar e sinuca?

14:00 | da Redação

Bilhar é o nome genérico que a gente dá para vários jogos de mesa que utilizam tacos e bolas. A sinuca é justamente um desses jogos de mesa.

Para simplificar, dá para dizer que a sinuca está para o bilhar assim como o vôlei de praia está para o vôlei. Mas a coisa é um pouco mais complicada, porque a modalidade mais antiga dos jogos de bilhar obviamente também se chama... bilhar!

A versão mais difundida é que essa modalidade primitiva de bilhar surgiu de um jogo francês chamado croqué, disputado nos gramados dos palácios franceses do século 15. Com uma espécie de martelo, os jogadores impulsionavam bolas por entre arcos e buracos. No inverno, a neve impedia o jogo - por isso, ele teria sido levado para os salões e jogado sobre uma mesa. Mais de 300 anos depois, em 1875, um coronel do exército inglês modificou algumas regras do bilhar e inventou a sinuca internacional ou snooker. Por aqui, o jeitinho brasileiro deu cara nova à sinuca quando ela aportou no país, no começo do século 20. "No salão de sinuca, os malandros desafiavam outros jogadores apostando cervejas. Para conseguir vencer mais adversários e faturar alto, os malandros encurtaram a duração tirando bolas da mesa de jogo. Nascia a sinuca brasileira, com apenas uma bola vermelha", afirma o coordenador da Federação Paulista de Bilhar e Sinuca, Luiz Admir Fraisoli.

Fonte: Mundo Estranho

0 comentários:

Postar um comentário