Por que o céu é azul?

10:00 | da Redação

Normalmente, as crianças pequenas têm diversas perguntas, sendo que praticamente todas elas são uma tentativa de entender o mundo em que ela vive. Entre essas centenas de questões, há uma que é bem recorrente: “por que o céu é azul?” — e é bem provável que você já tenha se perguntado sobre isso, não é?

A resposta não tem nada a ver com a cor das águas e é bem mais científica do que você pode ter pensado. Tudo começa com o fato de que o Sol, que é uma enorme estrela incandescente, incide uma grande quantidade de luz sobre os átomos de nitrogênio e oxigênio que existem em abundância na atmosfera do planeta Terra.

Estes átomos funcionam como prismas e dividem a luz do Sol em sete cores — sim, são as colorações presentes em um arco-íris. Todas as cores têm ondas, sendo que o comprimento de onda do azul é ideal para que esse pigmento se espalhe pela atmosfera, resultando no que é chamado de Espalhamento Rayleigh e deixando o céu do jeito que você conhece.

Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando o motivo de o céu ser avermelhado durante o pôr do sol. Quando o anoitecer começa, a luz leva um caminho muito maior para chegar aos nossos olhos, de modo que a cor azul já está muito dispersa para ser enxergada, sendo que isso facilita a visualização do vermelho e do laranja.

Fonte: Megacurioso

0 comentários:

Postar um comentário