Qual é a menor cidade do mundo?


Não há uma opinião unânime sobre qual é a menor cidade do mundo, já que o conceito de cidade muda conforme o país, da mesma forma que as regras de futebol de botão mudam de bairro para bairro.

Mas existem algumas repostas. O livro The Handy Answer Book for Kids (and Parents), de Gina Misiroglu, tem um título fofo. Mas o que importa é que, nele, Gina, escritora especializada em cultura popular, aponta duas possibilidades para sua pergunta:

1 - A menor cidade do mundo se chama Ferdania, na Árabia Saudita. Ela tem apenas um mercado, uma escola, um posto de gasolina e cerca de 10 casas.

2 -A menor cidade do mundo é Hum, na Croácia, com apenas 23 moradores.

Com certeza são dois lugares onde realmente todos se conhecem. Hum é uma cidade medieval, no península de Ístria, e parece ser a mais aceita como “a menor do mundo”, recebendo turistas todos os anos por causa dessa fama que carrega.
No Brasil, a menor cidade ultrapassa – e muito – os 23 habitantes. Bruno Saneti, professor de geografia do curso pré-vestibular de Campinas Oficina do Estudante, afirma que Borá, no interior de São Paulo, é a menor cidade brasileira, com apenas 809 moradores. Mas ela perde o posto quando se trata de extensão. A menor cidade brasileira em tamanho é Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, com 3 km². Lá, aí sim, tudo é “logo ali”.

Fonte: Super

Nenhum comentário:

Postar um comentário