Mito ou verdade: basta uma maçã podre para estragar todas as outras?

10:00 | da Redação

Você já deve ter ouvido que uma maçã podre tem o poder de estragar todas as outras. Essa afirmação é usada como metáfora, muitas vezes, para explicar que uma pessoa de má índole pode prejudicar um grupo inteiro, mas será que a comparação tem sentido? Será mesmo verdade que uma maçã podre estraga as maçãs saudáveis ao seu redor?

A resposta para essa pergunta é afirmativa. Algumas frutas, como maçãs e peras, produzem um hormônio gasoso chamado etileno, que, entre outras coisas, é conhecido por ser um agente de amadurecimento. Quando você guarda as frutas próximas umas das outras, o etileno que cada uma delas emite faz com que as frutas ao lado amadureçam mais rapidamente, e vice-versa.

Imagine uma maçã bem madura, quase podre. Essa fruta produz uma quantidade grande de etileno, certo? Se ela estiver ao lado de outras maçãs não tão maduras assim, a quantidade dessa substância produzida pelas outras vai aumentar o que, consequentemente, vai acelerar o processo de maturação e, inclusive, de apodrecimento.

A mesma lógica pode ser aplicada aos frutos embolorados. Se eles estiverem em contato com outros frutos, o bolor pode passar. Por isso, nesses casos, você deve descartar todas as frutas, para evitar ingerir o fungo que provoca o bolor. Nos dois casos, tanto no de amadurecimento quanto no de bolor, é preciso apenas um fruto estragado para comprometer todos os outros. E mais uma vez a sua mãe tinha razão.

Fonte: Megacurioso

0 comentários:

Postar um comentário