Qual é a altura máxima que uma árvore pode atingir?


Em teoria, uma árvore poderia crescer até perto do espaço, caso tivesse tempo de vida apropriado para isso. Mas, na prática, não é assim que funciona e mesmo as espécies mais imponentes, como as sequoias, precisam lidar com desafios impostos pela força da gravidade.

De acordo com as explicações do pessoal do canal do YouTube “Earth Unplugged”, mantido pela BBC, a maior árvore do mundo, batizada de General Sherman, possui 84 metros de altura. Porém, estimativas realizadas por uma equipe de cientistas da Universidade do Norte do Arizona indicam que árvores podem chegar a um limite que varia de 122 a 130 metros de altura.

Esse alcance máximo é limitado pelo fato de que as plantas não conseguem se beneficiar dos efeitos da água ao ultrapassar essa altura. Com menos irrigação, as folhas ficam cada vez menores, o que dificulta a fotossíntese.

E você deve estar pensando que árvores altas assim exigem uma base muito grande, certo? Apesar de não estar incorreta, talvez sua intuição não aponte para a direção certa. Diferente de prédios muito altos, que exigem um sustento subterrâneo muito profundo, árvores como a sequoias gigantes possuem raízes que chegam a apenas dois ou três metros abaixo do solo. Em contrapartida, suas raízes se espalham, na horizontal, por até 50 metros a partir do tronco.

Fonte: BBC Earth Unplugged

Nenhum comentário:

Postar um comentário