Quando os cães se tornaram os melhores amigos do homem?


Existe mais de uma teoria a respeito, mas é muito provável que a domesticação ocorreu entre 11 mil e 15 mil anos atrás. Nessa época ainda não havia cães como conhecemos hoje, mas lobos selvagens que foram sendo amansados - só muitas gerações depois eles dariam origem às raças de cachorros. A data e região precisa onde isso aconteceu ainda é motivo de controvérsia.

"O momento exato da domesticação permanece obscuro, especialmente porque deve ter sido um processo gradual", afirma o veterinário Mauro Lantzman, especialista em comportamento animal. Pesquisadores acreditam que a domesticação começou com a seleção de fi- lhotes de lobos cinzentos (Canis lupus) que viviam ao redor de acampamentos humanos. Esses animais se alimentavam de restos de comida deixados pelos homens.

Nossos ancestrais logo perceberam que alguns eram mais dóceis que outros e viram uma vantagem em tê-los por perto: os lobos davam o alarme quando outros animais ferozes se aproximavam dos acampamentos. Foi com essa ajuda boa pra cachorro que nasceu uma das mais longas amizades entre animais de diferentes espécies.

Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário