Por que o estômago não se auto digere?


O estômago é essencialmente uma bolsa feita de tecido muscular forte localizado entre o esôfago e o duodeno, ou seja, entre garganta e intestinos, e serve tanto para armazenar o que comemos, como também para preparar a comida para o processo de digestão no sistema intestinal. Sem o estômago, precisaríamos comer a mais ou menos cada vinte minutos ao invés de consumir refeições regulares.

A mucosa é essencial para o processo de digestão por causa dos ácidos tóxicos que o estômago produz para processar os alimentos. O estômago produz uma potente mistura de sucos gástricos para começar quebrar os alimentos ingeridos, incluindo uma enzima chamada pepsina, responsável por quebrar proteínas, e o ácido clorídrico. A enzima pepsina é produzida como pepsinogênio, que se encontra inativo até que se misture com ácido clorídrico. Cerca de 2-3 litros de fluidos gástricos são liberados pelo estômago diariamente, assim, a parede do estômago secreta muco protetor de modo a evitar a auto digestão do estômago. Na verdade, as mais comuns das células epiteliais que formam a parede do estômago são as células mucosas.

Ainda assim, cerca de 500.000 células epiteliais de superfície do revestimento são derramadas a cada minuto, protegendo assim as camadas mais profundas da parede do estômago. Esta camada superficial é substituída a cada três dias e todo revestimento regenera-se a cada duas semanas.

Fonte: Explica Tudo

Um comentário:

  1. Experimente enviar conteúdos para o portal “Ultimos Posts”.
    Os links são aprovados automaticamente – e você pode obter aumento de audiência de seu blog ou site!
    Acesse: http://www.ultimosposts.blogspot.com.br >>> E MANDE VER!

    ResponderExcluir