Você já se perguntou como são feitas as cordas de um violão?


No vídeo ao final do post, você pode conferir cada etapa do elaborado processo de manufatura das cordas de um violão, desde a fase de testes do fio de aço niquelado que vai se tornar o núcleo da corda, o que inclui inspeções com um microscópio que amplia a imagem em cem vezes, a mensuração da espessura do fio com um micrômetro digital e testes de tensão e torção para saber o quanto o material consegue ser esticado e torcido, respectivamente, antes de partir.

Depois, vemos como as bolinhas que vão em uma das pontas das cordas são selecionadas, para que tenham sempre o mesmo tamanho, e de que forma são afixadas. Em seguida, um trabalhador encaixa o fio de bronze que cobrirá a corda para que ela produza tons mais graves, e uma máquina com uma série de sensores eletrônicos enrola o fio ao mesmo tempo em que verifica se não há folgas entre cada volta.

Há também cordas com o núcleo feito de nylon, e que seguem basicamente os mesmos processos de produção que as de aço niquelado, mas o fio que envolve a parte externa das feitas de nylon é produzido a partir de cobre banhado com prata. Elas então são separadas por tom e enviadas para o final da linha de produção, onde funcionários as enrolam e empacotam em embalagens plásticas individuais.

De lá elas seguem para as lojas, onde você pode escolher sua marca favorita, levar para casa e tirar um som. Bacana, não é?



Fonte: Mega Curioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário