Por que o sol é atraído para objetos pretos?


Em um dia quente de verão, você nota facilmente a diferença se estiver usando roupas escuras ou claras. A temperatura pode ser exatamente a mesma, mas os tecidos mais escuros parecem ficar mais quentes, e isso ocorre ainda mais com objetos pretos. Os raios de sol que atingem objetos dessa cor fazem com que eles fiquem mais quentes do que outras cores. Uma das razões para isso é que esses absorvem mais os raios solares do que os mais claros.

As cores mais claras tendem a refletir mais a luz e absorver menos. Por isso, os objetos mais claros tendem a ser mais frios do que os escuros. Algumas construtoras usam esse fator em seu favor e usam materiais claros para construir telhados, que refletem a energia solar e trazem grandes economias em energia elétrica para a casa, apartamento ou escritório. Os corredores, ciclistas e atletas que praticam esportes ao ar livre costumam usar roupas claras também, pois elas ajudam a manter o corpo mais resfriado durante as competições ou exercícios, o que pode ajudar a ter mais energia.

Materiais escuros aquecem muito mais rápido quando expostos à luz solar, pois eles absorvem mais do que refletem. Por esse motivo os painéis de captação de luz solar são escuros. Esses painéis capturam a luz solar e usam o calor e energia produzidos por ela para suprir a energia necessária para casas ou edifícios. Também é comum ver roupas de inverno em cores escuras, já que as propriedades de absorção ajudam a manter a pessoa aquecida em temperaturas muito frias.

Apesar de as cores escuras serem mais quentes que as claras, usar roupas escuras pode trazer vantagens para a saúde em longo prazo. Os tecidos mais escuros feitos de algodão protegem contra raios ultravioletas, o que significa que você terá mais calor ao ficar no sol. Ainda assim, absorver menos raios UV também tem suas vantagens, pois significa que o risco de ter câncer de pele diminui com o tempo.

Fonte: WebMD

Nenhum comentário:

Postar um comentário