Por que esperar 10 segundos antes de religar seu roteador?


Você provavelmente já passou por isso: sua internet para de funcionar, você liga para o suporte técnico e é orientado a deixar o roteador (um aparelho que basicamente “organiza” sua rede local) desligado por pelo menos dez segundos.

Por que esse intervalo específico? Por que não menos (ou mais)? Em resposta a uma dúvida postada no site SuperUser, o usuário Phoshi explicou: a razão está nos capacitores, que são como “baldes de energia, pequenas baterias que se enchem quando você passa corrente através delas e esvaziam caso contrário”.

“10 segundos”, continua, “é o tempo que leva para a maioria dos capacitores descarregar e para que os eletrônicos que eles mantêm ligados parem de funcionar”. Assim, se você não esperar por tempo suficiente, o aparelho não vai realmente desligar, e o problema, que provavelmente seria solucionado com um “reboot”, irá persistir.

“É por isso que, quando você desliga seu computador, componentes como um LED na placa-mãe levam alguns segundos para desligar”. Também é recomendável reiniciar o próprio computador enquanto o roteador é religado.

Fonte: HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário