É possível mudar permanentemente a cor dos olhos

10:21 | da Redação

Uma empresa chamada Stroma Medical está alardeando a possibilidade de mudar a cor dos olhos de qualquer pessoa de castanhos para azuis. A companhia alega que já fez 37 cirurgias bem-sucedidas em pacientes da Costa Rica e do México.

Se as agências regulamentadoras dos Estados Unidos aprovarem que o procedimento seja efetuado pela Stroma Medical, ele deve custar US$ 5 mil (aproximadamente R$ 16 mil) para cada paciente.

A cirurgia é feita com laser, similar a uma correção de miopia. E, apesar do contato do laser com a íris durar apenas 20 segundos, pode demorar algumas semanas para o corpo eliminar todo o pigmento castanho, até que os olhos fiquem realmente azuis.

A luz dos olhos teus

Aqui no Brasil, nenhum tipo de cirurgia para mudar a cor da íris é aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou pelo Conselho Federal de Medicina. Porém, vale ressaltar que o maior problema não é ter que se deslocar até outro país para fazer o procedimento ou mesmo o valor dele.

Ainda não há um estudo amplo sobre os efeitos a longo prazo para garantir que o tratamento seja realmente seguro, e alguns oftalmologistas afirmam que o procedimento pode aumentar as chances de o paciente desenvolver glaucoma. Então, só por segurança, talvez seja melhor continuar só com as lentes de contato.

Fonte: CNN/Time

Um comentário:

  1. Só tem um único problema em tudo isso, alias dois. Primeiro que isso já existe a pelo menos dois anos, segundo que remover o pigmento castanho, que na verdade é uma camada protetora natural contra raios UV, alem de causar extrema fotossensibilidade também pode causar danos graves a retina devido a mudança brusca. Pessoas com olhos castanhos deveria ser felizes por ter essa camada de proteção natural.

    ResponderExcluir