Existe um antídoto para pimenta ardida?


Infelizmente, nenhuma substância é capaz de anular imediatamente os efeitos do exagero da pimenta. Água, o remédio mais popular, só adianta um pouco se estiver bem fria, pois as baixas temperaturas adormecem os tecidos da boca. Segundos depois, entretanto, a boca volta à temperatura normal – e o ardido da pimenta ressurge. Isso ocorre porque a capsaicina, substância ativa das pimentas, não é solúvel em água. Em compensação, ela se dissolve razoavelmente bem nas gorduras. Por ser um alimento gordo, o leite integral funciona melhor que água.

O açúcar também tem certa capacidade de combater os efeitos da capsaicina, segundo um estudo conduzido em 1990 na Universidade da Califórnia em Davis. Outra coisa que alivia o ardor da pimenta é o aumento da salivação – isso se consegue facilmente com a ingestão de alimentos ácidos, como limão ou vinagre.

Assim, o antídoto mais próximo do ideal deve ser gelado, gorduroso, doce e ácido: da próxima vez que você pegar pesado na pimenta, experimente antecipar a sobremesa e en care um sorvete de iogurte ou uma musse de maracujá. Isso pode aliviar o ardor na boca, mas ainda há o resto do tubo digestivo...

Fonte: Super

Nenhum comentário:

Postar um comentário