Como é o ‘lanchinho’ dos astronautas?

09:25 | da Redação

Permanecer em órbita, perambular pelo espaço e conduzir pesquisas em microgravidade deve cobrar uma dieta exemplar. Entretanto, diferentemente daquela fome noturna que o conduz semi-sonâmbulo até a geladeira, os alimentos disponíveis para astronautas normalmente são desidratados, compactados e preservados de forma exemplar. E isso também vale para as ocasionais refeições “entre as refeições”.

Em vídeo recentemente postado no YouTube, a astronauta italiana ESA (Agência Espacial Europeia, na sigla em inlgês) Samantha Cristoforetti mostra o tipo de guloseimas disponíveis para os moradores temporários da Estação Espacial Internacional, sempre que a ideia é fazer uma boquinha.

Conforma você confere no vídeo abaixo (em inglês), os snacks preferidos da moça são as barras de cereal, as saladas de frutas, uma boa variedade de frutos secos e outros desidratados para resistir meses no espaço — ok, talvez os morangos, no estado em que se encontram, não pareçam tão saborosos... Mas, a princípio, os nutrientes estão todos lá.

A sequência foi toda gravada no chamado Node 1 da Estação Espacial Internacional, setor também conhecido como “Unity”, normalmente utilizado pelos astronautas para as refeições. “Comer de forma saudável não é nenhuma ciência de foguetes”, conclui Cristoforetti, convidando os semelhantes em terra assumir dietas mais saudáveis — enquanto ficam imaginando como será comer nozes de macadâmia em microgravidade.


Fonte: Mega Curioso

0 comentários:

Postar um comentário