Espécie de cogumelo parece um humano em miniatura


Pode parecer algo vindo diretamente do set de filmagens de Harry Potter (quem lembra da mandrágora?), mas na verdade é tudo obra da natureza mesmo: uma nova espécie de cogumelo descoberta no Reino Unido foi reconhecida em março. E o mais incrível é que ela se parece - e muito - com um humano em miniatura.

Batizado de Geastrum britannicum, o fungo foi descoberto em 2000 por Jonathan Revett, que tem um hobby de colecionar cogumelos. Ele até mantém um site especializado onde divulga suas atividades. Com sua forma peculiar e um tanto ~humana, é de se esperar que nunca tenha sido notado por viver em florestas isoladas. Nada disso: Revett achou o espécime ao lado de uma estrada em Norfolk, Inglaterra. Sinal de que, na maioria das vezes, nós não notamos o que está embaixo de nossos narizes.

Ao encontrar o cogumelo em forma de "estrela-da-terra" (Earthstar, em inglês), o colecionador enviou amostras para especialistas, que só confirmaram se tratar de uma nova espécie este ano, depois de análises de DNA. Os resultados comparativos com outras espécies foram publicados neste artigo, e o G. britannicum foi melhor descrito em um outro artigo só para ele. Os autores escreveram que o fungo é "surpreendentemente comum", e que foi encontrado em 15 localidades no sul da Grã-Bretanha.

O cogumelo não é comestível (ainda bem, já pensou se ele grita ao ser posto na frigideira?). E ele nem sempre tem forma humana: às vezes a aparência pode ser um pouco mais ~alienígena:

Nenhum comentário:

Postar um comentário