Como os bebês recém nascidos enxergam o mundo?


O avanço da tecnologia está permitindo que cientistas recriem a visão dos recém nascidos e descubram como os bebês enxergam o mundo a seu redor - e não é nenhuma maravilha. Bebês não enxergam quase nada além de 30 cm do alcance de seus olhos, um problema muito parecido com a miopia em alguns adultos.

Um estudo, feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Oslo, na Noruega, revelou que crianças de até três dias de vida têm a visão muito turva e só enxergam relativamente bem a uma distância de 30 cm.

Os pesquisadores gravaram um vídeo onde pais de recém nascidos mudavam constantemente suas expressões faciais. Após isso, voluntários adultos assistiram a gravação, e tiveram que reconhecer a emoção da pessoa através das imagens, que eram distanciadas gradativamente. A uma distância de 30 cm, os participantes relacionaram corretamente emoção e expressão facial em 75% dos casos. Mas a medida que a distância ia aumentando, a dificuldade aumentava e os acertos diminuíam. Os cientistas acreditam que com os bebês a dificuldade é a mesma:


Imagens dinâmicas são mais fáceis de serem visualizadas

Diferente de estudos anteriores, este foi feito com imagens em movimento. Os testes feitos com imagens estáticas revelam maior dificuldade dos bebês em enxergar, mas o mundo real é dinâmico e, como os cientistas esperavam, os recém nascidos enxergam melhor em movimento.

Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário