Formigas operárias são 'preguiçosas', de acordo com cientistas

15:26 | da Redação

Não sei você, mas quando eu penso em formigas já lembro daqueles desenhos animados que as mostram saqueando um piquenique, com aquela música de cavalaria ao fundo. Ou em "Vida de Inseto", com as pobres formiguinhas trabalhando sem parar para alimentar aqueles gafanhotos insuportáveis. Mas a vida real é muito diferente, de acordo com uma nova pesquisa? Por que?

Porque as formigas operárias são bastante preguiçosas.

Explicamos: cientistas da Universidade do Arizona filmaram colônias de Temnothorax rugatulus, uma espécie bem comum de formiga que vive no Canadá e nos EUA. Depois eles analisaram as filmagens e categorizaram a atividade das bichinhas.

Eles ficaram surpresos ao ver que metade das formigas operárias ficava inativa durante o dia. Enquanto algumas formigas estavam construindo o formigueiro, as outras formigas específicas ficavam na preguiça.

Por que?

Os pesquisadores ainda não sabem com certeza, mas hipóteses incluem: idade (as preguiçosas seriam mais velhas) ou metabolismos mais lentos. Também há a sugestão de que elas podem estar vigiando a colônia, preparadas caso alguma ameaça surgisse.

Fonte: Quartz

0 comentários:

Postar um comentário