É muito ruim segurar o espirro?

20:27 | da Redação

Estudos comprovam que sim, é possível ter diversos tipos de problema se você não liberá-lo com toda sua potência. O médico otorrinolaringologista Michael Benninger explica que já atendeu várias pacientes que tiveram o tímpano perfurado depois que eles seguraram o espirro. Benninger diz que eles podem existir em diversas potências e chegam a ser expelidos a até 800 km/h! Ao canalizar essa força para dentro de seu corpo, diversas estruturas podem se danificar.

“O espirro pode limpar o nariz de substância irritantes, como vírus”, explica Benninger. E ele diz que isso “pode acontecer” já que não existem estudos que comprovem outra função do dito cujo. Além disso, a forma de seu rosto e nariz, a sua cultura e a capacidade de seus pulmões determinam como são esses fenômenos. Segurar um espirro pode fraturar sua laringe, intensificar dores na coluna e no nervo facial, além de causar retração da musculatura de diversas partes de seu corpo. Dificilmente isso leva à morte, mas não é impossível.


Além disso, o médico indica que é necessário “cobrir” a boca na hora de espirrar, para não projetar as substâncias causadoras do espirro – como os vírus – para uma determinada área. Porém, isso não deve ser feito com as mãos, pois tudo que você tocar depois do espirro será contaminado por essas substâncias. O ideal é cobrir a boca com a dobra de seu braço, principalmente se você estiver com uma roupa de manga comprida, que irá absorver os “malefícios” que seu corpo está espelindo.

Fonte: Time

0 comentários:

Postar um comentário