Por que as tampas de bueiro costumam ser redondas?


Com toda a certeza, você já reparou que a maioria das tampas de bueiros costuma ser redonda. O formato para elas já é tão comum aos nossos olhos, que nem sequer pensamos porque ele foi escolhido para esse item. Mas, então, por quê?

Existem uma série de razões para a escolha da forma circular das tampas dos bueiros. Segundo o que Larry Scheckel disse em seu livro sobre várias perguntas e respostas sobre como as coisas funcionam, os bueiros (e suas tampas, logicamente) são redondos porque é a melhor forma de resistir à pressão do solo em torno dele.

Além disso, ele diz que formas redondas são mais fáceis de fabricar do que formatos quadrados ou retangulares. E, ainda, como as tampas de bueiros são pesadas, sendo redondas torna mais fácil para se deslocar de um lugar para outro, pois basta rodá-las. O outro grande benefício da forma circular é que os trabalhadores não precisam perder tempo alinhando-as na hora de encaixar.

Porém, existe ainda um motivo ainda mais forte pelo qual a forma redonda foi a escolhida. A razão é que essas tampas não caem no buraco de jeito nenhum! Segundo Larry, todas as câmaras de bueiro têm uma borda em torno do orifício para segurar a tampa, o que significa que a abertura é sempre menor do que ela.

Dessa forma, por mais que se jogue a tampa de qualquer jeito sobre a abertura, ela não vai cair — diferente do que acontece em alguns bueiros de formatos diferentes, como os retangulares ou ovais, em que a tampa pode cair se for inserida na diagonal, por exemplo.

Fonte: mental_floss

Nenhum comentário:

Postar um comentário