Toca guitarra? Saiba por que os seus dedos cheiram alho


Se você toca um instrumento de cordas, como uma guitarra ou um baixo, é comum sentir um cheiro desagradável nos dedos após um show ou ensaio. Muitos músicos até costumam dizer que a fragrância lembra alho.

De acordo os pesquisadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, este problema é real e até o clima influencia no resultado — quanto mais quente, pior. Além disso, as glândulas sudoríparas nunca são exatamente iguais: existem as maiores e mais sensíveis, o que causa um cheiro mais forte.

Contudo, o que causa o odor é a combinação de cordas, madeira e limpeza. Segundo os pesquisadores, é claro que um encordoamento de metal causa um aumento no cheiro forte.

Richard Robinson, luthier norte-americano, comenta que consegue ver a sujeira e o suor dos músicos nos instrumentos, principalmente nas cordas e braços de guitarras e baixos. "Isso causa deterioração. Eu gostaria que eles lavassem as mãos", disse.

Existem várias maneiras para limpar as cordas e o braço, segundo Robinson. Nada que uma boa palha de aço e alguns óleos que podem ser pesquisados e comprados online não façam o serviço. Lavar a mão antes e depois do ensaio ou show também é uma boa dica.

Fonte: mental_floss

Nenhum comentário:

Postar um comentário