Você sabia que é possível sofrer uma overdose de água?

22:53 | da Redação

É importante sempre estar hidratado, principalmente nos dias mais quentes - o calor, a umidade e o suor muitas vezes sugam fluidos essenciais de nosso corpo mais rápido do que imaginamos. Quando administrada de forma adequada, a hidratação traz grandes benefícios, auxiliando a digestão, eliminando toxinas, lubrificando as articulações e mantendo a memória afiada.

Mas corre-se o risco de exagerar, especialmente durante os exercícios, caso ignoremos os sinais de nosso corpo. Podemos sofrer de hiponatremia, uma situação na qual a quantidade de sódio no corpo alcança níveis muito baixos devido ao excesso de hidratação. Também conhecida como "intoxicação por água", a queda de sódio durante ou até 24 horas depois da atividade física pode elevar os níveis de água do corpo e causar o inchaço das células.

A hiponatremia pode ser difícil de ser detectada no início devido à falta de sintomas leves, o que torna ainda mais importante entender como hidratar-se corretamente. Quando os sintomas finalmente aparecem, podem incluir dor de cabeça, vômito, confusão ou convulsões devido ao inchaço do cérebro. Em casos raros, pode até ser fatal.

Felizmente, a hiponatremia é fácil de prevenir: apenas siga sua sede

De acordo com uma declaração de consenso recente sobre exercícios associados à hiponatremia, publicada na edição de junho da revista científica Clinical Journal of Sport Medicine, a melhor forma de controlar a ingestão de água é simplesmente tomá-la quando se tem sede.

As descobertas são relevantes não apenas para atletas de resistência, mas também para os que praticam exercícios recreativos - ou seja, pessoas como você e os ciclistas de verão e jogadores de vôlei de praia.

"Usando o mecanismo de sede inato para guiar o consumo de fluidos é uma estratégia que deve limitar a ingestão [de água] em excesso e o desenvolvimento de hiponatremia", informa o novo estudo, que foi desenvolvido na 3a Conferência Internacional de Desenvolvimento de Consenso sobre Exercícios Associados à Hiponatremia este ano.

Fonte: Brasil Post

0 comentários:

Postar um comentário