Conheça a janela solar que pode gerar energia elétrica para sua casa

12:14 | da Redação

No futuro, a sua janela pode ser uma das principais fontes de energia da sua casa. E, dependendo da Solar Window Technologies, isso não demora a acontecer: a empresa dos EUA está desenvolvendo janelas transparentes que conseguem captar energia solar.

Os pesquisadores da Solar Window Technologies desenvolveram um revestimento capaz de gerar eletricidade e que pode ser aplicado em vidro e plásticos flexíveis. Esse polímero orgânico fotovoltaico, diferentemente de outras tecnologias que colocam a captação de energia nas paredes ou telhado de um prédio, não funciona apenas sob luz solar direta. Mesmo em condições de sombra e luz artificial em parte das janelas, a geração de energia continua.


O funcionamento da tecnologia é o seguinte: a janela recebe o revestimento fotovoltaico feito com carbono, hidrogênio, oxigênio e outros materiais não revelados pela empresa. Essa “camada avita” absorve a luz, ao mesmo tempo que condutores transparentes extraem a energia.

E como o revestimento consegue produzir até 50 vezes mais energia do que painéis convencionais, o retorno do investimento feito para implementar a tecnologia é bem rápido. O objetivo, segundo a Solar Window, é que isso seja usado principalmente em arranha-céus, que poderiam gerar assim a própria energia (ou ao menos uma parte considerável dela), o que de quebra ainda é bom para o meio ambiente, afinal, fontes renováveis de energia são sempre uma boa.

A previsão é que os painéis estejam disponíveis daqui a ao menos quatro anos. E só então saberemos se o que alega a Solar Window é verdade, e se pode ser esse um primeiro passo para um futuro em que as casas geram a própria energia.

Fonte: Designboom

0 comentários:

Postar um comentário