Por que refrigerante na garrafa de vidro é mais gostoso?

10:23 | da Redação

Muitas vezes falamos que refrigerante em garrafa de vidro é mais gostoso, e isso realmente não se trata de invenção, e sim uma constatação científica. Embora o líquido em questão seja o mesmo, o sabor é de fato alterado por inconvenientes de cada embalagem, por exemplo: os polímeros (compostos químicos) do plastico da garrafa PET escapam para o líquido, já a latinha, acelera a saída do gás, entre outros exemplos abaixo.

Mas também temos que levar em consideração o fator psicológico, que fica condicionado de tanto repetirmos sobre o sabor ser melhor em componentes de vidro, desde cedo aprendemos que vinho se toma em copo de vidro e não de plástico e isso serve para outras bebidas como cervejas, sucos e refrigerantes.

1. Garrafinha de vidro

Se existisse um ranking para o melhor sabor, o refrigerante na garrafa de vidro levaria o pódio. Isso porque o material é inativo e impermeável, ou seja, não se mistura com o conteúdo, o que permite à bebida o sabor e cor natural, além de preservar o gás e ter uma durabilidade até duas vezes maior do que outros materiais.


2. Garrafa PET

As garrafas PET (Politereftalato de etileno) possuem polímeros em sua fabricação, o que faz com que essas partículas migrem para o líquido e altere o sabor original, deixando um leve sabor de plástico na bebida.


3. Latinhas

Geladinhas e saborosas? Nem tanto assim. Conhecidas por gelarem mais rápido, as latinhas de alumínio ganham no quesito refrescância, mas perdem rapidamente seu posto quando a temperatura do líquido aumenta, fazendo-o perder o seu delicioso gás rapidamente.


4. Máquina

É tudo quase original de fábrica. Isso porque o gás e o xarope são enviados direto do fabricante para o estabelecimento que tem a máquina, porém, para a mistura ser completa é necessário adicionar água filtrada. O que acontece é que muitas vezes essas águas não são de boa qualidade e vem com resíduos que alteram o sabor. Além de nem sempre respeitarem as medidas indicadas pelo fabricante na composição da bebida.


Fonte: OZ blog

0 comentários:

Postar um comentário