O que acontece com os pés de uma mulher enquanto ela usa salto?

10:06 | da Redação

Eles são os preferidos pelas mulheres no quesito beleza e vestimenta, mas são inimigos da saúde delas. Mesmo dando uma sensação de altura e “poder”, como afirmam algumas mulheres, o salto alto pode causar desconforto nos pés, dores nas articulações ou músculos e até causar varizes.

De acordo com o ortopedista Alexandre Godoy, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), “A utilização crônica de salto alto por mais de quatro horas por dia pode levar à formação de deformidades dos dedos do pé, encurtamento dos tendões e lesões na coluna e nos joelhos“. Ele pode causar uma impressão de postura ereta, elegante, mas o que muitos não sabem é que o salto causa o contrário.


Enquanto uma mulher usa o salto alto, pode correr o risco de encurtar os músculos, tendões, a coluna e os joelhos. Além da possibilidade de quedas e torções, enquanto se usa um salto alto o corpo humano pode desencadear o aparecimento de varizes.

Estes calçados contraem a panturrilha e prejudicam a saúde afetando a circulação sanguínea. Veja o esquema de como fica seu pé na imagem acima. Esse tipo de calçado acaba desfigurando a postura, enquanto se está andando, exatamente porque inclina o pé e põe todo o peso do nosso corpo sobre os dedos. O andar no salto acaba contraindo a panturilha e forçando a coluna e os joelhos.

De acordo com o ortopedista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia no Joelho, Alexandre Campello, “O uso constante de salto alto pode trazer vários problemas de saúde como encurtamento da musculatura posterior da perna que forma o tendão de Aquiles, agravamento de joanete, sobrecarga na cabeça dos metatarsos (parte mediana do pé) pela mudança no apoio fisiológico do pé com dores na extremidade dos pés, fascite plantar (inflamação da fáscia, estrutura de sustentação da sola do pé), entre outras“.


Se você é uma pessoa que trabalha em um ramo que necessite o uso do salto alto, a recomendação dos especialistas é que você dê preferência para os modelos grossos, pois fornecem equilíbrio e dão uma sustentação maior que os saltos finos. Além disso, eles não forçam certas partes do corpo. O mais indicado é usar o calçado em ocasiões como baladas, festas ou algum evento do trabalho etc.

Fonte: Uol

0 comentários:

Postar um comentário