O que é a famosa lei de Murphy?

13:24 | da Redação

A máxima “Se alguma coisa tiver que dar errado, dará” resume bem o que é a Lei de Murphy. Mas, por definição exata, o que seria essa lei? Bem, sua origem é bem mais antiga do que você pode imaginar, e acredite: engloba bem mais do que pensamos.

Edward Murphy
A Lei de Murphy foi ‘formulada oficialmente’ nos anos 1950 pelo capitão da Força Aéra americana, Edward Murphy (daí o nome), que disse o seguinte: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”. Ele era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em pilotos de aeronaves. Edward construiu um aparelho para registrar os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos durante o processo de desaceleração, e na hora H – depois de exaustivos planejamento -, o aparelho falhou.

A lei trata-se principalmente sobre o conceito de ‘inevitabilidade de acontecimentos’, sobretudo negativos, na estrutura linear da realidade. Ou seja, se está “programado” no Universo para dar algo errado, não importa o que façamos: este algo dará errado. E tem mais: sempre pode piorar.

Menções sobre esse fator “negativo do Universo” é bem mais antigo. No ano de 1877, um engenheiro civil britânico disse o seguinte em uma reunião sobre navios a vapor: “Verifica-se que qualquer coisa que pode dar errado no mar geralmente dá errado mais cedo ou mais tarde”.

Já em 1908 um ilusionista inglês chamado Neville Maskelyne, escreveu em uma revista: “É uma experiência comum a todos os homens descobrir que, em um ocasião especial, tal qual a produção de um efeito mágico pela primeira vez em público, tudo o que pode dar errado dará errado”.

Bater o dedo mindinho e perder a hora


O fator da inevitabilidade de acontecimentos negativos pode ser aplicado em qualquer área da vida de uma pessoa física, emocional e psicológica. É comum dizermos “Não dá pra ficar pior” e, em seguida, começar uma série de verdadeiros desastres no nosso dia.

Algo como “bater o dedo mindinho do pé em algum objeto”. Foi comprovado que o dedo mindinho dos pés é uma das partes mais sensíveis do corpo e, infelizmente, é a parte mais propensa a “levar esbarrões e pancadas”. Chegar atrasado é a mesma coisa, preste atenção na ação da Lei de Murphy: no dia em que você acorda atrasado, uma sequência de acontecimentos incômodos se concretiza.

Principais demonstrativos da Lei de Murphy

– Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

– Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone. * A informação mais necessária é sempre a menos disponível.

– A fila do lado sempre anda mais rápido.

– Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.

– Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.

– Você sempre acha algo no último lugar que procura.

– Toda partícula que voa sempre encontra um olho.

– Não é possível sanar um defeito ou problema antes das 17h30 da sexta-feira. O defeito será facilmente sanado as 9 e 01h da segunda-feira.

Fonte: Brasil Escola

0 comentários:

Postar um comentário