Quem foi o verdadeiro Johnnie Walker?


Tudo começou aos 15 anos de idade quando o jovem John se tornou sócio de uma merceária (mais tarde tornou-se proprietário). O empreendimento ficou famoso por suas comidas importadas, vinhos e chás famosos.

Além das bebidas, o local ficou popularmente conhecido por suas cachaças escocesas que marcaram a história. De acordo com o escocês embaixador da Johnnie Waler (Brasil), Colin Pritchard, “John foi um dos primeiros a perceber que, dependendo do tipo de barril que usava e do tempo de armazenamento, a bebida ficava mais suave e agradável”.


A época desse momento da história de Jonn é o ano de 1819 e o uísque era uma bebida oleosa, trabalhosa de engolir e considerada por muitas pessoas como pesada. Das preferências de compra no boteco, era um dos poucos procurados.

Ele era comprado em sítios e fazendas da região e ficava armazenado em barris de vinho usados. Foi daí então que Johnn começou a fazer a revolução na história da bebida. Ele conseguiu combinar os uísques de uma forma equilibrada, pois naquela época, as pessoas exageravam no consumo que combinar a bebida foi considerado crime.

Paralelo a esse acontecimento, uma bebida chamada Walker’s Kilmarnock Whisky ganhava uma parcela boa de clientela pelos lados da Grã-Bretanha.


O filho mais velho de Johnn (dentre os 5) começou a se interessar e buscar aprender tudo sobre o assunto em uma destilaria. No ano de 1856, ele voltou a trabalhar com o pai e o convenceu a deixar a mercearia para dedicarem, de forma exclusiva, ao comércio e fabricação de uísque. Isso tudo no atacado.

Um ano depois, John veio a falecer de ataque cardíaco e não chegou a conhecer o faro do filho para negócios e uísque. Segundo Pritchard, “Ele tinha um nariz muito bom, e foi com esse talento que criou o Old Highlands Whisky”.


Alexander criou, em 1867, uma mistura de cerca de 40 destilados. O nome foi batizado, em 1908, de Johnnie Walker Black Label. Ele pensou em tudo em sua criação, desde design a suporte para transporte.

Alexander criou um modelo que coubessem mais garrafas na caixa, fazendo-as quadradas e os rótulos em diagonal. Mais tarde, em 1920, a bebida passou a ser distribuída e vendida em cerca de 120 países e se tornando uma marca global pioneira e conhecida popularmente ao pé da letra.

Fonte: Super

Nenhum comentário:

Postar um comentário