Animação mostra como é a visão dos daltônicos

A animação apresentada pelo site IFL Science, publicada abaixo, pode te dar uma clara noção de como são as cores no mundo enxergado por um portador de daltonismo. Veja:


Essa é apenas uma das formas de daltonismo existentes. Se você tiver curiosidade em saber como enxergam as pessoas que possuem as outras variações desse distúrbio, o site Etre criou um simulador que transforma uma imagem colorida do seu computador em uma versão enxergada pelos daltônicos. Basta carregar a imagem e escolher qual das variações você deseja conferir. Clique aqui para acessar a ferramenta.

Sobre o daltonismo

Segundo o site IFL Science, aproximadamente 40% dos portadores de daltonismo terminam o ensino médio sem saber que possuem a deficiência visual. Então, se você observou a imagem publicada ali em cima e não notou nenhuma mudança em um período de 5 a 10 segundos, é recomendado que você procure um oftalmologista para realizar uma avaliação.


São 3 formas existentes de daltonismo: protanopia, deuteranopia e tritanopia. Na primeira, a condição implica na impossibilidade de ver e distinguir as cores dentro do espectro verde-amarelo-vermelho. Já na deuteranopia, as pessoas enxergam pouco e sofrem para distinguir essa mesma variação. A tritanopia é mais rara, fazendo com que a pessoa não enxergue as cores azul e amarela.

Podem ser diversas as causas desse distúrbio. Na maioria dos casos a condição é genética, repassando de pais para filhos, mas o daltonismo também pode ser causado por outros fatores, como degenerações oriundas de problemas como a diabetes ou a esclerose múltipla.

Fonte: IFL Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário