Sabia que a Lua pode fazer você “pesar menos”?


Calma, calma... não estamos falando de nenhuma dieta milagrosa nem de poderes sobrenaturais do nosso satélite! Tudo isso acontece porque o satélite, embora tenha cerca de um quarto do tamanho da Terra, também tem gravidade — equivalente a apenas um sexto da nossa —, e é essa força que afeta tantas coisas no nosso planeta.

Dieta da Lua

A Lua também pode interferir no quanto nós pesamos, ainda que a influência seja muito, muito pequenininha. Como você sabe, o peso — seja de um objeto ou de uma pessoa — é definido pela sua massa multiplicada pela aceleração da gravidade. Isso significa que o peso nada mais é do que a força gravitacional agindo sobre um corpo.


Acontece que quando a Lua está posicionada exatamente sobre as nossas cabeças, ela nos “puxa” ligeiramente — ou reduz a força gravitacional da Terra sobre nós —, fazendo com que o nosso peso diminua um pouquinho. No entanto, não pense que você verá uma grande diferença na balança!

De acordo com as estimativas, uma pessoa com 100 quilos de peso fica 0,5 grama mais leve quando a Lua se encontra posicionada sobre sua cabeça. Além disso, mesmo que a diferença fosse significativa, vale lembrar que o fato de o satélite atrair os nossos corpos não significa que ele tem o poder de fazer com que as gordurinhas que temos sobrando desapareçam. Afinal, o simples fato de ela transitar sobre você não altera a sua massa.

Fonte: Naked Scientists

Nenhum comentário:

Postar um comentário