Como é dentro da “casa” do caramujo?

11:07 | da Redação

Caramujos são moluscos gastrópodes aquáticos. Eles já nascem dos ovos protegidos por uma concha que é fabricada com substâncias produzidas pelo seu próprio corpo. À medida em que crescem, eles continuam a produzir a concha, que vai aumentando de tamanho de acordo com a necessidade.

A concha dos caramujos é um bom esconderijo contra predadores como lagartixas, aves, ratos ou mesmo insetos. Ela não só é a “casa” do caramujo como abriga seus órgãos e os protege contra a desidratação. Já viu caracóis grudados em troncos ou muros? Isso acontece por conta daquele muco que é o que os ajuda a se locomoverem e deixam aquele rastro por onde passam.

Como é a casa do caramujo por dentro?


A concha do caramujo é um dos elementos da natureza nos quais está presente a sequência Fibonacci ou, “proporção áurea”. Isso significa que o desenho da casa do caramujo é tem as proporções ideias, referindo-se a formas naturais de proporções perfeitas que são alvo de pesquisadores, artistas e escritores.


A proporção áurea tem respaldo na matemática. Ela é uma constante real algébrica. Ela parte do 0 e 1 e é infinita. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Sendo assim ela se estabelece da seguinte forma: depois do 0 e 1 vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e assim sucessivamente.


Fonte: Viver a Ciência

0 comentários:

Postar um comentário