Nova ponte circular do Uruguai incentiva motoristas a curtir a vista

10:42 | da Redação

O arquiteto uruguaio Rafael Viñoly é o responsável por essa bela ponte circular construída na Laguna Garzón, entre as cidades de Rocha e Maldonado, na costa sul do Uruguai. A ponte levou 12 meses para ser concluída, e substitui uma travessia mais tradicional pelo modelo redondo, destinado a incentivar os motoristas a apreciar a vista.

“O conceito da Ponte Laguna Garzon era transformar uma travessia de veículos tradicional em um evento que reduz a velocidade dos carros, para fornecer uma oportunidade de desfrutar das vistas panorâmicas de uma paisagem incrível, e ao mesmo tempo criar um lugar para pedestres no centro”, explicou Viñoly.


As duas faixas de tráfego para carros dividem-se na porção circular da ponte. Espera-se que mil carros passem por ali todos os dias. As passarelas de pedestres estão localizadas em ambos os lados das faixas, incentivando turistas a usar a ponte para fins recreativos.

Em prol do turismo

O projeto foi financiado por Eduardo Costantini, um desenvolvedor responsável por construções turísticas no lado da ponte que fica em Rocha.

“É uma peça de arquitetura icônica que será um fator catalítico na condução do desenvolvimento da costa de Rocha, especialmente protegida para preservar o contato direto com a natureza. Apenas 35% do trecho entre as duas lagoas podem ser desenvolvidos. 50% devem ser dedicados a áreas verdes”, disse Costantini.


Apesar disso, o jornal uruguaio La Nación disse que a construção foi recebida com resistência por grupos locais e ambientais. A ponte é uma superestrutura de concreto armado, com vigas ocas que repousam sobre pilares de grande diâmetro e colunas que chegam a 25 metros de comprimento.

Fonte: BoredPanda

0 comentários:

Postar um comentário