Por que os cachorros lambem seus donos?

12:18 | da Redação

Existem muitas razões que explicam o porquê dos cães lamberem seus donos.  A maioria dos tutores acha que os cães estão só demonstrando carinho, mas nem sempre é essa a verdade. Lamber seu dono é uma forma dos cachorros demonstrarem seu amor, com um pouco de interesse. A pele humana tem um sabor levemente salgado, sabor apreciado pelos cães.

Pequenos detalhes

Esse comportamento tem origem quando o cachorro ainda é filhotinho e remota aos seus antepassados lobos cujo comportamento de lamber é uma forma de reconhecer quem é da sua matilha.

Cachorros podem aprender algumas coisas que muitas vezes passam despercebidas pelos tutores. Por exemplo, o “sorriso canino”, que é quando os cães mostram os dentes para os tutores demonstrando que estão muito felizes. Mostrar os dentes na linguagem canina é claramente um sinal de agressão e hostilidade, mas eles entendem que entre humanos é uma coisa boa. O mesmo acontece com as lambidas.


Lamber é um comportamento instintivo com que filhotes recém-nascidos já têm contato. As mães lambem seus filhotes por diversas razões: quando elas fazem isso, estão colocando seu “cheiro” na ninhada. Com isso, um filhote sabe reconhecer quem é o seu irmão através do cheiro em comum.

Os filhotes podem lamber o rosto de suas mães para pedir comida.  As lambidas são uma das maneiras mais eficientes para eles explorarem o mundo nas suas fases de crescimento e desenvolvimento.

Feliz em te ver

Quando o seu cão lambe você, que chega à sua casa depois de um dia de trabalho, é uma forma de ele  demonstrar que está realmente feliz em te ver. Junto com as lambidas, ele pode farejar você e a sua roupa como uma forma de perguntar “Ei, por onde você esteve?”.

Atenção: cachorros podem usar as lambidas como uma forma de chamar a atenção. Se toda vez que seu cãozinho dá umas lambidas você retribui com atenção, ele irá usar sempre essa forma de ser notado. Se você não gosta que o cão faça isso com você, existem alternativas para ajudar acabar com o hábito de lamber.

Dizer não, virar de costas e ignorar as lambidas pode funcionar bem. Alguns cães são mais teimosos. Para eles, existem as opções de adestramento, como o método Clicker, que podem ser bem úteis para resolver esses casos.

Fonte: Bolsa de Mulher

0 comentários:

Postar um comentário