Porque alguns colocam a língua pra fora na hora de se concentrar?

12:42 | da Redação

Um estudo publicado no jornal científico “Cognition”, que acompanhou cerca de 14 crianças com quatro anos de idade, sugere que esse hábito possa ser um traço hereditário que remonta ao desenvolvimento da linguagem oral.

Alguns estudiosos da área afirmam que a fala evolui de gestos, tais como colocar a língua para fora. Pesquisadores relacionaram esse hábito infantil a essa teoria depois de analisar crianças em três tipos de tarefa, uma mecânica (brincar com objetos), um jogo de ação e reação (bater a mão na mesa assim que alguém encostasse na madeira) e escutar histórias. Descubra na nossa matéria porque as pessoas de sangue tipo O são especiais.


Em todas essas atividades as crianças colocavam a língua para fora quando precisavam se concentrar mais. Mas o que realmente surpreendeu foi que as crianças colocavam a língua para fora com mais frequência quando estavam brincado com o jogo de ação e reação, que não era a tarefa mais difícil, e sim a mais fácil.

O gesto pode estar relacionado ao desenvolvimento da linguagem humana. Acredita-se que antes dos seres humanos falarem, eles usavam as mãos para se comunicar, e nisso houve uma transição de gestos bucais até que as palavras conseguissem ser articuladas, o que provoca o hábito colocar a língua para fora. Outra coisa notável é que as pessoas que colocam a língua para fora na hora de se concentrar perdem o hábito conforme vão ficando velhas. Pode ser que o cérebro vai ser tornando mais eficiente ao executar múltiplas tarefas e já não precisa colocar a língua para fora.

Fonte: Super Curioso

0 comentários:

Postar um comentário