Você sabia que as cenouras eram originalmente roxas?

10:16 | da Redação

Na próxima vez em que você passar pela feira ou pelo supermercado, aproveite para observar as cenouras com um pouco mais de atenção. Com um olhar aguçado e um pouco de sorte, talvez você encontre manchas roxas em alguns dos vegetais.

Essas marcas são um dos indícios que restaram das cenouras “originais”, que tinham como padrão uma coloração roxa. Já as cenouras laranjadinhas como conhecemos hoje podem ser consideradas mutantes, pois se acredita que elas foram desenvolvidas através do cruzamento de outros dois tipos de cenoura que sofreram alterações naturalmente.

Entenda

A cenoura laranjada que hoje faz parte da nossa alimentação passou a ser cultivada somente no final do século 16. Antes disso, os fazendeiros holandeses plantavam cenouras roxas, mas eram eventualmente surpreendidos com alguns vegetais mutantes que apresentavam coloração branca ou amarela. Essa diferença na cor se justifica por causa da falta do pigmento conhecido como antocianina, que confere tons de roxo e azul às plantas.


Acredita-se que esses fazendeiros foram os responsáveis pelo desenvolvimento do novo vegetal a partir da combinação das cenouras brancas e amarelas. A mistura dessas variedades resultou em uma cenoura adocicada e com mais polpa do que as que eram cultivadas até então.

Outras curiosidades

Algumas pessoas acreditam que a explicação para que a cenoura laranjada tenha se tornado tão popular na Holanda é que elas foram relacionadas a uma homenagem ao emblema da Casa de Orange-Nassau e à luta pela independência do país.

A teoria até que faz sentido, mas também há quem diga que a popularidade das cenouras laranjadas criadas pelos holandeses é graças ao seu sabor e seu tamanho, já que a variedade acabou saindo mais saborosa e maior do que as cenouras tradicionalmente cultivadas na região.

Fonte: Today I Found Out

0 comentários:

Postar um comentário