Por que o sal derrete as lesmas?

09:57 | da Redação

A não ser que você seja um sádico, nunca, nunca mesmo, coloque sal em uma lesma! O motivo é simples: ela vai morrer! Mas por quê? Qual é o poder do sal sobre estes seres rastejadores?

A resposta está em apenas uma palavra: osmose. Se você não se lembra da sua época na escola, a osmose é o processo que envolve a movimentação da água através da membrana celular , sempre do local com menor concentração de soluto para o de maior. Assim, a pressão envolvida para que a água atravesse a membrana é chamada de “pressão osmótica”.


Quando partículas de sal caem sobre uma lesma, a água que existe na superfície da pele deste molusco, e que o ajuda a se movimentar, vai se misturar, formando uma solução salgada. Como a parte exterior do animal estará com uma concentração de sal maior que o interior, a água do seu corpo passa através das membranas, desidratando o pobre gastrópode. Dependendo da quantidade de sal, possivelmente, a lesma vai murchar e morrer.

Outros seres vivos, como nós, podem manipular o sal sem problemas porque a pele não é tão permeável assim – mas experimente colocar sal nos olhos e você vai ter noção do que uma pobre lesma sente.

Fonte: mental_floss

0 comentários:

Postar um comentário