O motivo daquela mosca irritante ficar se debatendo contra a janela

10:45 | da Redação

Você já se perguntou por que as moscas decidem entrar nas nossas casas para dar umas voltinhas e depois, ao invés de sair pelo mesmo lugar que entraram, ficam se debatendo no vidro da janela até morrer?

Pelo jeito esse comportamento incomodou muito Hans Smid, da Universidade de Wageningen (Holanda), que decidiu fazer uma pesquisa sobre a movimentação do inseto. O pesquisador explica que as moscas não seguem uma rota planejada, e que elas não memorizam o caminho que percorreram. Assim, elas acabam entrando nas casas e depois não conseguem mais sair.

A mosca usa a luz como uma bússola para se movimentar. Por isso, ela é atraída para a janela, mas não consegue diferenciar uma janela aberta de uma janela de vidro fechada. Ela continua tentando seguir a luz por horas e horas, até que finalmente acaba morrendo, cometendo a indelicadeza de transformar o trilho da sua janela em um pequeno cemitério para bichinhos voadores de seis patas.

Assim, a melhor forma de dar uma ajudinha para as moscas saírem de casa é tirar as fontes de luz do ambiente, exceto a luz que você quer que ela siga. Você pode fechar as portas da sala e todas as cortinas da janela, menos a da janela que está aberta. Uma vez fora de casa, a mosca pode tocar sua vida feliz para sempre – por um ou dois dias.

Fonte: ScienceDump

0 comentários:

Postar um comentário