Conheça as companhias aéreas do Brasil que não são famosas

13:44 | da Redação
Tão importantes quanto as grandes empresas do setor, as companhias de pequeno porte ligam grandes centros aos rincões do Brasil, onde os aeroportos não tem pistas ou infra-estrutura o suficiente para receber aeronaves com motores a jato. Mas aviões pequenos são bem-vindos.

Com pouca capacidade de passageiros, mas o suficiente para cobrir a demanda local, os aviões usados por essas empresas, todas com motores a hélice, também podem decolar e pousar em pistas curtas. A experiência, porém, é diferente: algumas aeronaves têm cabines apertadas, são lentas e podem balançar mais que os jatos. Mas o importante é seguir do ponto para o B.

Conheça as companhias aéreas regionais do Brasil, as “coadjuvantes” do mercado:

Piquiatuba Transportes Aéreos


Fundada em 2005, a Piquiatuba Transportes Aéreos fica baseada no aeroporto de Santarém (PA) e atua somente nas regiões Norte e Nordeste, em cidades pequenas. Os principais mercados da empresa são municípios nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Amapá.

A frota da empresa é composta atualmente por cinco Cessna 208 Caravan, com capacidade para oito passageiros, e outros dois Embraer EMB-120 Brasília, para 30 ocupantes. No site da Piquiatuba é possível comprar bilhetes para o voo Altamira-Belém, uma das principais rotas da companhia, por R$ 100. Já viagens mais curtas tem preços a partir de R$ 89.

MAP Linhas Aéreas


Rotas aéreas pela Floresta Amazônica que nas décadas de 1940 e 1950 eram realizadas por hidroaviões da Panair do Brasil, pousando em rios, hoje são realizadas pelos aviões da MAP. A companhia opera a partir do aeroporto internacional de Manaus (AM) e cobre uma série de cidades pelo estado e também destinos no Pará e Rondônia.

A frota da MAP é composta por duas aeronaves ATR 42-200, com 46 assentos, e mais três ATR 72-200. São aeronaves que já perteceram aos quadros da companhias Azul e Trip, que atualmente operam versões mais modernas dessas aeronaves, com motores turbo-hélice.

Uma passagem da MAP ida e volta entre Manaus e Altamira, comprada com um mês de antecedência, é cotada em cerca R$ 765.

SETE Linhas Aéreas


Apesar de desconhecida nos grandes do Brasil, a Sete Linhas Aéreas é uma companhia querida no setor. A empresa foi fundada em 1978 pelo comandante Rolim Amaro, grande entusiasta da aviação nacional e fundador da Tam, e começou suas atividades primeiramente como táxi-aéreo com pequenos aviões monomotores. A operação de voos regulares foi lançada em 1998.

A base da empresa é o aeroporto de Goiânia (GO), de onde partem voos para cidades de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão e Distrito Federal. A empresa possui três modelos bi-motor EMB-120 Brasília, para 30 passageiros, e mais cinco Cessna C 208B Grand Caravan, com capacidade para nove ocupantes. os voos da Sete custam partir de R$ 75.

Asta Linhas Aéreas


Quem planeja viajar pelos rincões do Mato Grosso tem três opções: cavalo, carro ou avião. Para quem planeja ir voando para cidades como Juruena, Água Boa ou São Felix do Araguaia, a única opção é a companhia Asta Linhas Aéreas, que opera com nove aeronaves turbo-hélice Cessna 208 Grand Caravan com capacidade para nove passageiros.

O grupo Asta foi fundado em 1995 e atuava no mercado de voos fretados e transportes de cargas. As operações com voos comerciais regulares começaram em 2009. O ponto de partida da maioria dos voos da empresa é o aeroporto internacional de Cuiabá, onde também fica sua base e centro técnico. As passagens da empresa custam em média de R$ 200 a R$ 300.

Fonte: Airway

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