A impressionante metamorfose de um besouro-hércules

12:38 | da Redação

Você alguma vez já tropeçou com um besouro-hércules? Da espécie Dynastes hercules, eles são nativos da América do Sul e Central e estão entre os maiores besouros do mundo, podendo chegar a medir mais de 15 centímetros de comprimento — incluindo o enorme “chifrão” que os tornam assustadores. Mas outra coisa assustadora sobre esses insetos são suas transformações de larvas a besouros...


De acordo com o pessoal do site Twisted Sifter, os besouros-hércules demoram entre um e dois anos para alcançar a maturidade e, durante esse processo, as larvinhas crescem do tamanho de um grão de feijão, mais ou menos, até alcançarem mais de 10 centímetros de comprimento e mais de 100 gramas de peso. Depois, os bichos meio que se transformam em aliens — antes de começar a tomar a forma de um besouro propriamente dito e finalmente completar o ciclo emergindo como um espécime adulto. Confira a seguir:


O vídeo acima — em time lapse — foi produzido por um cientista chamado Hirofumi Kawano, e mostra a fascinante metamorfose de um besouro-hércules, que dura, conforme mencionamos acima, entre 1 e 2 anos. Segundo o pesquisador, boa parte da fase larval dos insetos ocorre enquanto eles se encontram protegido em madeira podre, material do qual eles se alimentam. Depois de adultos, os insetos passam a consumir frutas, e estudos apontaram que eles são capazes de carregar 100 vezes o próprio peso.

0 comentários:

Postar um comentário