Por que a gente tem mau hálito quando acorda?


Antes de ir dormir, você provavelmente escova seus dentes, línguas e bochechas, passa fio dental e finaliza com o enxaguante bucal, mas tudo isso não é capaz de impedir totalmente que o mau hálito matinal apareça. Por que isso acontece?

Bem, para começo de conversa, é importante você se lembrar que o corpo humano abriga muitas bactérias – MUITAS MESMO, algo em torno de 100 trilhões! Ainda que algumas possam causar algum problema de saúde, a maioria está lá para nossa saúde. E na boca não seria diferente.

Essas bactérias bucais ajudam na digestão e nos protegem de bactérias nocivas. Elas também podem ser encontradas no intestino, por exemplo, mas vamos nos fixar na boca: ali, durante à noite, elas vão se alimentar de micropartículas de alimentos que ainda persistem em nossos dentes, língua, gengivas e bochechas.


Como estamos dormindo e de boca fechada, essas bactérias não têm para onde escapar, fazendo todo o processo de digestão dentro da cavidade oral. À medida que isso acontece, as bactérias liberam gases que formam a halitose – ou mau hálito ou bafo, como preferir. Além disso, as próprias partículas de alimento, ao se decomporem, acabam liberando um cheirinho nada agradável.

Outro detalhe que favorece esse cenário é o fato de permanecermos com a boca fechada e não produzindo saliva enquanto dormimos. Isso faz com que as bactérias que estavam ali na hora que você foi dormir encontrem um ambiente propício para uma multiplicação mais acentuada e, consequentemente, mais halitose.

Fonte: Wonderopolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário