Você sabe qual é o passaporte mais poderoso do mundo?


Até pouco tempo atrás, o passaporte alemão era o mais poderoso do mundo, sendo aceito sem necessidade de visto em 158 países. Ele dividia o topo do ranking com Cingapura, que agora passa à frente com trânsito livre em 159 países – o Paraguai, que mantinha restrições aos cingapurenses, acaba de liberar a entrada de turistas do país asiático.

As informações são do Passport Index, que tem uma lista atualizada em tempo real de lugares que você pode visitar com seu passaporte sem a necessidade de visto. Agora, no Paraguai, os cingapurenses podem obter um carimbo de permanência de 30 dias assim que desembarcarem em algum aeroporto do país.

O Passport Index cataloga os 193 países reconhecidos pela ONU e também considera seis outros territórios: Taiwan, Macau, Hong Kong, Kosovo, Palestina e Vaticano. Para efeitos comparativos, o passaporte brasileiro está em 14º lugar no ranking, empatado com a Croácia, sendo aceito sem a necessidade de visto em 144 países.

O mais poderoso.

Confira como ficou o Top 10:

1º lugar: aceito em 159 países
Passaportes de Cingapura

2º lugar: aceito em 158 países
Passaportes da Alemanha

3º lugar: aceito em 157 países
Passaportes da Coreia do Sul e da Suécia

4º lugar: aceito em 156 países
Passaportes da Dinamarca, da Finlândia, da Itália, da França, da Espanha, da Noruega, do Japão e do Reino Unido

5º lugar: aceito em 155 países
Passaportes de Luxemburgo, da Suíça, da Holanda, da Bélgica, da Áustria e de Portugal

6º lugar: aceito em 154 países
Passaportes da Malásia, da Irlanda, dos Estados Unidos e do Canadá

7º lugar: aceito em 153 países
Passaportes da Grécia, da Nova Zelândia e da Austrália

8º lugar: aceito em 152 países
Passaportes de Malta, da República Tcheca e da Islândia

9º lugar: aceito em 150 países
Passaportes da Hungria

10º lugar: aceito em 149 países
Passaportes da Eslovênia, da Eslováquia, da Polônia, da Lituânia e da Letônia

Os "piores" passaportes?

Também, para efeito comparativo, vale a pena conhecer a outra ponta desse ranking, com os passaportes menos aceitos ao redor do mundo. O do Afeganistão ocupa o último lugar, sendo aceito sem visto em apenas 22 países. O do Iraque e o do Paquistão também são problemáticos: apenas 26 nações os aceitam livremente. Completanto do Top 5 estão o da Síria (29 países) e o da Somália (34 países).

Vizinhos

Já na América do Sul, somos os melhores colocados com 144 países permitidos. O da Argentina e o do Chile são aceitos em 143 países, o do Uruguai em 129, o do Peru em 123, o da Venezuela em 119, o do Paraguai em 118, o da Colômbia em 107, o da Guiana e o do Equador em 78, o da Bolívia em 70 e, por último, o do Suriname em apenas 69 países. 

Fonte: Quartz

Nenhum comentário:

Postar um comentário