Sabia que existe uma cidade chamada Batman?


Se você é ultrafã do Homem-Morcego das histórias em quadrinhos, então você precisa conhecer a cidade de Batman, localizada na província de Batman e próxima ao rio Batman. Está achando que é mentira? Então jogue “Batman Turquia” no Google Maps e veja a mágica acontecer!

É importante ressaltar, entretanto, que a cidade, a província e o rio não têm nada a ver com o super-herói. Nem mesmo o nome igual foi inspirado no personagem. A cidade antigamente se chamava Iluh, mas mudou o nome em 1957, após o avanço industrial e populacional ocorrido na a década anterior.


Como o primeiro quadrinho do Batman foi publicado em 1939, você ainda poderia pensar que ambas as histórias estariam interligadas, mas não é bem assim: a cidade recebeu o nome do rio que passa ali perto, que já se chamava Batman anteriormente. Porém, mesmo o rio tinha outro nome até o século 19, quando deixou de ser Nymphius para ser homônimo do personagem.

A origem do nome do rio é incerta. A maior hipótese é que seja uma abreviação de Bati Raman, uma montanha que tem ali perto. “Bati”, em turco, significa “oeste”, enquanto “raman” pode ser tanto “alegria” quanto uma variante de “Rahman”, que é “deus”.

Aeroporto da cidade.

Obviamente, ter o mesmo nome do personagem dos quadrinhos em algum momento iria gerar alguma treta: quando “O Cavaleiro das Trevas” foi lançado, em 2008, o prefeito de Batman ameaçou processar o diretor Christopher Nolan e a Warner por usarem o nome da cidade sem autorização. Dá para acreditar em uma coisa dessas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário